sábado, 20 de novembro de 2010

SEUS PROBLEMAS SÃO CASTIGO DE DEUS?

“Acho que estou sendo castigada”, disse uma mulher de 50 e poucos anos ao descobrir que tinha câncer. Lembrando-se de um erro que havia cometido anos antes, ela concluiu: “Esse deve ser o jeito de Deus me dizer que pequei."
QUANDO passam por sérias dificuldades, muitas pessoas acham que Deus as está castigando por erros cometidos. Elas talvez se perguntem ‘Por que eu? O que fiz para merecer isso?’, lamentando-se ao se sentir arrasadas por uma série repentina de problemas. Mas devemos concluir que os nossos problemas indicam a desaprovação divina? Será que as dificuldades que enfrentamos realmente são castigo de Deus?

Servos fiéis de Deus passaram por dificuldades

Veja o que a Bíblia diz sobre um homem chamado Jó. Repentinamente, ele perdeu suas riquezas. Em seguida, um vendaval matou seus dez filhos. Logo depois, foi acometido por uma doença debilitante e repulsiva. (Jó 1:13-19; 2:7, 8) Por causa dessas calamidades, Jó clamou: “A mão de Deus me feriu.” (Jó 19:21, Nova Versão Internacional) Fica claro que Jó, assim como muitos hoje, achava que Deus o estava castigando.
Mas a Bíblia mostra que, antes de começarem as provações de Jó, o próprio Deus o havia descrito como um “homem inculpe e reto, temendo a Deus e desviando-se do mal”. (Jó 1:8) Essas palavras, que evidenciam aprovação divina, deixam claro que as dificuldades de Jó não eram um castigo de Deus.
Na realidade, a Bíblia contém inúmeros exemplos de pessoas justas que passaram por dificuldades. Embora fosse um servo fiel de Deus, José ficou preso por muitos anos, mesmo sendo inocente. (Gênesis 39:10-20; 40:15) Timóteo, um cristão fiel, sofria de “freqüentes casos de doença”. (1 Timóteo 5:23) Até Jesus Cristo, que nunca fez nada de errado, foi cruelmente maltratado antes de sofrer uma morte agonizante. (1 Pedro 2:21-24) Assim, é errado concluir que os problemas são um sinal da desaprovação divina. Mas se Deus não é o responsável, quem é então?

As causas de nossos problemas

A Bíblia mostra que Satanás, o Diabo, estava por trás das tragédias na vida de Jó. (Jó 1:7-12; 2:3-8) Além disso, ela identifica Satanás como a principal fonte de nossos problemas atuais ao dizer: “Ai da terra e do mar, porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período de tempo.” (Revelação [Apocalipse] 12:12) Satanás, “o governante deste mundo”, tem induzido muitas pessoas a fazer o mal, resultando em sofrimento e tristeza indescritíveis. — João 12:31; Salmo 37:12, 14.*
“O tempo e o imprevisto sobrevêm a todos.” — Eclesiastes 9:11
No entanto, não devemos culpar automaticamente o Diabo por qualquer dificuldade que enfrentemos. Visto que herdamos o pecado e a imperfeição, temos a tendência de tomar decisões insensatas que podem nos causar problemas. (Salmo 51:5; Romanos 5:12) Por exemplo, imagine um homem que decide não comer direito nem dormir o suficiente. Se por acaso vier a ter problemas graves de saúde, será que ele deveria culpar o Diabo? Não, o homem simplesmente sofreu as conseqüências de sua falta de bom senso. (Gálatas 6:7) Esse exemplo ilustra bem um provérbio bíblico, que diz: “É a insensatez do homem que arruína a sua vida.” — Provérbios 19:3, NVI.
Por último, devemos reconhecer que muitas situações desagradáveis são apenas o resultado do que a Bíblia descreve como “o tempo e o imprevisto”. (Eclesiastes 9:11) Digamos que uma pessoa seja surpreendida por uma tempestade. Se ela vai ficar pouco ou muito molhada, dependerá basicamente de onde ela estiver quando começar a chuva. De modo similar, nestes “tempos críticos, difíceis de manejar”, condições desfavoráveis podem causar uma enxurrada de adversidades de uma hora para outra. (2 Timóteo 3:1-5) Até que ponto somos afetados geralmente depende do momento e das circunstâncias, coisas sobre as quais temos pouco ou nenhum controle. Então, será que isso significa que sempre seremos afligidos por dificuldades?

Todas as dificuldades acabarão em breve

Felizmente, Jeová Deus acabará com todas as dificuldades num futuro muito próximo. (Isaías 25:8; Revelação 1:3; 21:3, 4) Até que isso aconteça, ele mostra que realmente se importa conosco por nos dar “instrução” e “consolo das Escrituras”, para que possamos lidar com as atuais provações enquanto esperamos com expectativa esse futuro maravilhoso que está tão perto. (Romanos 15:4; 1 Pedro 5:7) Nesse tempo, as pessoas que forem consideradas justas por Deus viverão para sempre num novo mundo, livres de qualquer tipo de dificuldade. — Salmo 37:2937.

"Conceitos tirados do site dassociedade torre de vigia de Bíblias e tratados"

JÁ SE PERGUNTOU?

  • Será que apenas os maus passam por dificuldades? — Jó 1:8.
  • Devemos culpar o Diabo por todos os nossos problemas? — Gálatas 6:7.
  • As dificuldades existirão para sempre? — Revelação 21:3, 4.

Sem comentários:

Enviar um comentário